O que você verá no artigo
- Pontos-chave abordados no texto
- Quem é a deusa Bastet na mitologia egípcia
- A relação entre a deusa Bastet e os gatos
- Simbologia dos gatos na cultura egípcia
- Como os egípcios honravam Bastet
- Qual sua influência na cultura moderna
- Citação sobre a relação de Bastet e os gatos
- Tabela – Algumas informações sobre a deusa Bastet
- Como a deusa Bastet pode ajudar em meditações
- Cristais associados a deusa Bastet
- Perguntas comuns e frequentes sobre deusa Bastet
- Conclusão
Bem-vindo(a) ao nosso blog! Neste artigo, vamos conhecer a deusa Bastet, uma das principais divindades da mitologia egípcia. Além disso, falaremos sobre a relação de Bastet com os gatos, um animal tão valorizado por essa cultura milenar. Acompanhe a leitura e saiba mais detalhes sobre essa fascinante figura.
Pontos-chave abordados no texto
- Quem é a deusa Bastet na mitologia egípcia
- A relação entre a deusa Bastet e os gatos
- Simbologia dos gatos na cultura egípcia
- Como os egípcios honravam Bastet
- Qual sua influência na cultura moderna
Quem é a deusa Bastet na mitologia egípcia
Bastet é a deusa egípcia da alegria, dança, música, prazer e casa. Ela era representada com a cabeça de um gato, que simbolizava a sua astúcia e habilidade como caçadora. Bastet era muito adorada pelos egípcios antigos, especialmente pelos habitantes da cidade de Bubastis, local onde se encontrava o seu templo principal.
Além disso, a deusa Bastet é conhecida por ser uma protetora dos lares e das mulheres grávidas, oferecendo conforto e segurança para essas pessoas. Sua figura era vista como uma mãe amorosa, que cuidava dos seus filhos com carinho e dedicação.
A relação entre a deusa Bastet e os gatos
Quem conhece um pouco da mitologia egípcia sabe que os gatos eram animais sagrados para os egípcios. Essa cultura valorizava muito os felinos por conta do seu instinto natural, agilidade e beleza. Acredita-se que os egípcios domesticaram os gatos há cerca de 4 mil anos, os considerando animais divinos. E a deusa Bastet era, justamente, a protetora desses animais.
Os felinos eram tão importantes para a cultura egípcia que quando um gato morria, todos os moradores da casa aonde ele vivia se raspiam a sobrancelha em sinal de luto. E para os egípcios, os gatos foram considerados animais da realeza, pois eles se moviam com tanta elegância que lembravam deuses.
Simbologia dos gatos na cultura egípcia
Os gatos eram tão valorizados pelos egípcios que eram frequentemente retratados em obras de arte, como em pinturas e esculturas. Para eles, esses animais eram símbolos de sorte, proteção, elegância e mistério.
Além disso, os egípcios acreditavam que os gatos tinham o poder de espantar os maus espíritos, sendo assim, eles eram muitas vezes deixados livremente em torno de templos e casas para protegê-los.
Como os egípcios honravam Bastet
Os egípcios honravam a deusa Bastet com uma grande festa anual, que ocorria na cidade de Bubastis. Na ocasião, uma enorme procissão seguia até o templo da deusa, onde milhares de pessoas cantavam, dançavam e celebravam a vida.
Outra forma de homenagear a deusa Bastet era através de oferendas de comida e bebida, que eram deixadas em frente a esculturas de gatos como forma de agradecê-la pela proteção. Além disso, as mulheres também ofereciam estátuas da deusa pedindo sua proteção durante a gravidez e o parto.
Qual sua influência na cultura moderna
Atualmente, a imagem da deusa Bastet é utilizada em diversas mídias como símbolo de sensualidade e feminilidade. Sua figura é frequentemente encontrada em desenhos, joias, estampas de roupas, decoração de casa, entre outros.
Além disso, a cultura pop também é influenciada pela figura da deusa Bastet, que se tornou um ícone entre as divindades do antigo Egito. Bastet pode ser vista em jogos, histórias em quadrinhos, animações, entre outros.
Citação sobre a relação de Bastet e os gatos
“A relação entre Bastet e os gatos era tão próxima que muitas vezes eram considerados uma única e mesma entidade, visto que o animal era uma manifestação da própria divindade.”
Tabela – Algumas informações sobre a deusa Bastet
Data de nascimento | Desconhecida |
---|---|
Data de morte | Desconhecida |
Família | Filha de Rá |
Atributos | Cabeça de gato |
Área de influência | Alegria, dança, música, prazer e casa |
Templo principal | Bubastis |
Como a deusa Bastet pode ajudar em meditações
Caso deseje usar a figura da deusa Bastet em meditações, ela pode ajudar a trazer alegria e satisfação para sua vida. Você pode imaginar a deusa sorrindo para você, emanando alegria e boas vibrações. Além disso, acredita-se que Bastet pode ajudar a proteger a casa contra vibrações negativas e trazer um ambiente de harmonia e tranquilidade para o lar.
Cristais associados a deusa Bastet
Os cristais que são associados a deusa Bastet são a Malaquita e a Turquesa. A Malaquita é conhecida por suas energias revitalizantes, e a Turquesa é frequentemente usada como pedra de proteção e nos casos em que se deseja acalmar emoções intensas. Ambas as pedras são ótimas para integrar em meditações com Bastet.
Perguntas comuns e frequentes sobre deusa Bastet
Qual é a relação entre Bastet e a deusa Sekhmet?
Apesar de ser retratada como duas entidades diferentes, acredita-se que Bastet e Sekhmet originalmente fossem a mesma divindade. Com o tempo, a figura de Sekhmet passou a ser associada mais com a guerra e a destruição, enquanto Bastet ficou conhecida como a protetora do lar e dos animais.
Existe algum lugar que ainda honre a deusa Bastet?
Infelizmente, o culto a deusa Bastet deixou de ser praticado assim que o Egito se converteu ao cristianismo. No entanto, diversas pessoas ainda reverenciam a figura de Bastet atualmente em meditações e orações, enxergando nela uma protetora e uma deusa inspiradora e benevolente.
Conclusão
Como pudemos ver, a deusa Bastet era uma figura extremamente emblemática na mitologia egípcia, sendo retratada como uma protetora dos lares, das mulheres e dos gatos. Sua figura é associada à alegria, beleza e gratidão, sendo venerada até os dias de hoje por muitas pessoas. Esperamos que, através deste artigo, você tenha aprendido mais sobre essa fascinante e inspiradora divindade.
Agora que você conhece mais sobre a deusa Bastet, que tal conferir outros conteúdos do nosso blog? No site da CrystalSco, você encontra diversos produtos e informações sobre pedras e cristais para o bem-estar. Acesse agora mesmo o nosso site e confira todas as novidades!